Fim do mundo feat. rock psicodélico!


Bom, todos sabem que hoje, dia 21/12, é o fim do mundo, não? Ok, não é hoje que o mundo vai acabar e todos sabem disso. Mas o que é um bom "fim do mundo" sem caçoar?
Enfim, em clima de apocalipse, fiz uma playlist bem diferente hoje. Conhecem música psicodélica? É um estilo bem complicado de se escrever, mas foi famosíssimo na segunda metade da década de 60. Também é bastante parecida e confundida com o rock progressivo. É um estilo que interpreta em suas músicas coisas da mente, como alucinações, insanidade, e um monte de coisa esquisita. Dá medo falando assim, mas é bem legal. Vamos ouvir?

Astronomy Dominé - Pink Floyd
Sim, já comecei com uma música bem sinistra do Pink Floyd. É claro que a fase progressiva é bem mais amada, mas aindei escutando sua fase psicodélica, ainda com Syd Barret como vocalista. Essa música é uma das minhas favoritas da fase psicodélica. A letra dela consiste em algo sobre o céu e os astros. Eu viajo para Marte quando escuto.
The End - The Doors

Mais música dos 60's. Se alguém tiver prestado atenção no meu slide, sabe que eu curto muito The Doors. Enfim, eu coloquei uma música diferente da psicodelia comum. Música enorme, fala sobre sofrimento e tem uma grande parte de um poema grego chamado 'Oedipus Rex'. Eu gosto dessa música, pena que só sei cantar 'This is the end... My only friend, the end.'

White Rabbit - Jefferson Airplane
Jefferson Airplane :3. Bom, não sou lá muito fã de Jefferson Airplane, mas eu amo de coração essa música como não amar? A letra dela é toda inspirada em 'Alice no País das Maravilhas' e - por mim - usa como base pra tratar a violência da época - era a época da guerra do Vietnã, aula de história, pra que te quero.

Lucy in the Sky with Diamonds - The Beatles
Ah, essa não podia faltar. Lucy in the Sky with Diamonds é uma música com uma descrição enorme dos efeitos de drogas alucinógenas. Psicodelia é cheio dessas referências. Mas não julguem, era legal antes de começar as palestras contra drogas nas escolas.

Purple Haze - Jimi Hendrix
Pra fechar: Jimi Hendix. Essa música, hino do Jimi, hino dos anos 60, hino do psicodelico (só que não). Deixando um pouco de lado o Blues e o Soul, Jimi faz um dos mais fodas riff de guitarra. Ah, chega de baboseira, é o Hendrix, e calem suas bocas.

Por último: Rock psicodélico tem uma grande história, rica, cheia de músicas boas e incríveis. Eu apenas dei a iniciação, com as músicas mais famosas.
E aí, gostaram de psicodelia?

6 comentários:

  1. Nossa, lendo o texto do post deu até meeedo desse estilo...rsrsrs...mas como estou comentando à uma da manhã, vou deixar pra ouvir as músicas amanhã e ver se curto essa vertente do rock! haháá
    Aliás, obrigada por me apresentar esse estilo, porque eu nem sabia da existência dele...\Õ/

    Beeijos querida
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  2. Amo essas músicas ♥ Jimi Hendrix, The Beatles, The Doors...só coisa boa haha :D
    xoxo
    Curti aqui!
    OPS, ESNOBEI!

    ResponderExcluir
  3. Ameeei teu blog flor ele é demais ! seguindo ele...

    Visita meu blog de Moda & Unha,se gostar segue de volta bjos

    http://euvodeesmalte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. QUE DEMAAAAAAAAIS! Pink Floyd, Beatles, Hendrix... adorei a lista!

    Saudades *-*

    Tem post novo no Sugar Dance, que está de volta ♥

    Beijos e boa quinta!

    Camilla Martins - Sugar Dance (clique no perfil)

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista, mostra bem o que ditava nas psicodelias, uma viagem pelo meio da realidade (ou da não realidade). Ah, não dá pra explicar. enfim, gosto muito da época pré psicodélica e também da pós psicodélica, também chamado de rock progressivo...

    ResponderExcluir

Irei agradecer bastante pelos seus cometários!!